Foi aprovado, em segunda votação, na Assembleia Legislativa o projeto de lei (proposição nº 2020003699), de autoria do deputado estadual Delegado Eduardo Prado, que regulamenta a Posse Responsável de Cães e Gatos em todo o estado de Goiás.
A matéria aprovada em segunda votação tem o objetivo de garantir que os pets sejam registrados na Coordenação Estadual de Zoonoses ou em estabelecimentos veterinários devidamente credenciados pelo órgão. A iniciativa da ‘Posse Responsável’ é importante, pois assegura que vacinações, combate a verminoses e consultas regulares ao veterinário sejam realizadas de forma consistente.
“Muitas pessoas adquirem um animal sem pensar e tão menos avaliar se possuem condição ou não de criá-lo. Desta forma, o abandono de cães e gatos não é o único problema a ser encarado. Com a grande quantidade de animais nas ruas, o número de doenças transmitidas, denominadas zoonoses, também aumenta, tornando um problema de saúde pública”, afirmou o parlamentar.
“É necessário precauções como vacinação, combate de verminose e consultas periódicas ao veterinário, mesmo que o animal não apresente nenhum sinal ou sintoma, para que assim ele e os demais animais permaneçam seguros”, conclui o autor da matéria, que agora, segue para a sanção do governador.