Sou goiano, filho de Valdir do Prado e Vânia Lúcia do Prado, que é uma mulher inteligente e muito dedicada à família.
Meu pai foi vereador por 10 anos na capital, entre as décadas de 1980 e 1990, além de ter sido secretário na Secretaria Municipal de Ação Urbana na gestão do prefeito Índio Artiaga, com a legenda Valdir do Prado.
Meu contato com a política aconteceu quando eu tinha 7 anos de idade. Quando criança, acompanhava meu pai nas agendas e aprendi desde cedo que os nossos valores são inegociáveis.
Carreira profissional
Cursei Direito na Universidade Federal de Goiás e em 2001 fui aprovado no concurso de Delegado de Polícia. Na época, fui o Delegado de Polícia mais jovem do Brasil, com 23 anos de idade.
Minha carreira policial começou em Alvorada do Norte. Também fui Delegado no Nordeste Goiano e atuei na região Noroeste de Goiânia no 22º Distrito Policial (DP); na Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), fui titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Consumidor (DECON) e Supervisor da PCGO.
Durante minha atuação na DECON, minha equipe combateu diversos crimes contra os consumidores goianos, levando inúmeros criminosos para cadeia. Além disso, conquistamos reconhecimento no combate à máfia dos combustíveis, sendo nacionalmente reconhecida a Operação Bomba Baixa, que prendeu empresários que fraudavam as bombas de combustíveis com chips eletrônicos.
Passei por outras pastas importantes como a Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC), onde nossa equipe bateu recorde de apreensão de drogas e prisão dos traficantes mais perigosos do Centro-Oeste. A equipe alcançou destaque em nível nacional, estabelecendo o recorde de apreensões de drogas no Brasil.
Nossa experiência é compartilhada por meio de palestras e aulas ministradas em universidades, faculdades e cursos preparatórios para concursos públicos. Nesses eventos, abordo temas diversos: trabalho do Delegado de Polícia, causa animal, direito dos consumidores, criminologia etc.
Prisão do serial killer em 2014
Um grande marco na minha trajetória profissional, foi fazer parte do grupo de trabalho que identificou e capturou o Serial Killer que aterrorizou a cidade de Goiânia. Como parte integrante da força-tarefa encarregada de encontrar o criminoso Tiago Rocha, pude contribuir de forma ativa nessa missão histórica.
Tiago Henrique Gomes da Rocha praticou dezenas de assaltos e matou mais de 40 mulheres na capital goiana. O criminoso aterrorizou a cidade, tendo matado, também, moradores de rua, travestis e garotas de programa. Está preso desde outubro de 2014. Essa prisão foi internacionalmente divulgada.
O que defendo?
Defendo os educadores, servidores públicos, pessoas com deficiência, mais respeito pelos animais e as forças de Segurança Pública, buscando sempre promover melhorias em suas condições de trabalho e qualidade de vida.
Uma frente importante da minha atuação como parlamentar, enquanto vereador, foi a luta incansável contra o aumento abusivo do IPTU. Além disso, trabalhei para retomar mais de 100 obras paralisadas no município de Goiânia, visando promover o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura local.
Como deputado municipalista, sempre priorizei o fortalecimento dos municípios goianos, destinando mais de R$30 milhões para a execução de políticas públicas essenciais.
No exercício do meu mandato, tomei posições firmes em questões relevantes. Fui contrário à PEC da Previdência, que prejudicava os professores, além de me posicionar contra a PEC do Teto de Gastos, que iria impactar negativamente os concursos públicos e investimentos no estado de Goiás.
Destaco também meu projeto de lei nº 1326/2020, que propôs a redução do ICMS sobre os combustíveis, buscando aliviar o peso financeiro sobre a população.
Ainda como Deputado Estadual, em 2023, fui um dos poucos Deputados Estaduais que levantou a voz de forma contundente contra o aumento do ICMS, criação do DIFAL e aprovação do “TAXA DO AGRO” (Fundeinfra), tributos que prejudicaram o setor produtivo, comerciantes e o agronegócio em Goiás.