Ex-prefeita do município Tânia Salgueira será homenageada com medalha de Honra ao Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira
O Queijo Cabacinha, produzido na região de Santa Rita do Araguaia, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. A proposição de autoria do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado dá reconhecimento ao sabor único e tradicional da região onde surgiu o queijo que já ganhou o Brasil e o mundo: o queijo cabacinha.
Deputado atuante, Eduardo Prado é autor da Lei da Lei 22.000/2023, que confere ao Município de Santa Rita do Araguaia o título de Capital Goiana do Queijo Cabacinha e da Lei 20.693/2021 que reconhece o Queijo Cabacinha como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. “O queijo é a principal fonte de renda de produtores rurais que detêm essa técnica de produção e representa a cultura culinária da região”, afirma o parlamentar.
O evento que acontece nesta sexta-feira (23) na Câmara Municipal de Santa Rita do Araguaia também concederá certificados de Honra ao Mérito para os produtores do queijo cabacinha, assim como entregará a maior honraria do Poder Legislativo de Goiás, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira para a ex-prefeita de Santa Rita do Araguaia, Tânia Salgueira. Formada em Psicologia pela PUC Goiás e pós-graduada em Psicopedagogia, Tânia trabalhou firmemente pelo município de Santa Rita do Araguaia, assim como sempre prestou apoio irrestrito aos produtores do queijo cabacinha.